InglêsPortuguês

Hábitos de consumo saudáveis geram a valorização de biomas brasileiros

Hábitos de consumo saudáveis geram a valorização de biomas brasileiros
12 de junho de 2019
Concepta Ingredients lança óleo de Babaçu Tostado Orgânico
5 de julho de 2019

Hábitos de consumo saudáveis geram a valorização de biomas brasileiros

Por Lilia Kawazoe

O setor de orgânicos, que inclui tanto alimentos in natura como industrializados, cosméticos e produtos têxtil, acumulou um faturamento de R$3,5 bilhões em 2017, R$500 milhões acima que no ano anterior. Estes dados, apurados pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) e divulgados no segundo semestre de 2018, mostram o crescimento ano após ano do setor, em virtude da mudança dos hábitos de consumo dos brasileiros, que têm buscado cada vez mais itens saudáveis, orgânicos, naturais e saborosos.

As questões ligadas à saúde compõem a principal motivação para cerca de 60% das pessoas adeptas da alimentação orgânica. Para adquirir estes produtos, 64% dos consumidores têm o supermercado como principal local de compra, sendo o sabor o fator mais decisivo para a escolha de 15% deste público.

Este crescimento traz boas oportunidades não apenas para o setor agrícola, mas também para toda a cadeia da indústria alimentícia, desde os fabricantes dos produtos que chegam às mãos dos consumidores até as produtoras de ingredientes orgânicos.

Um dos ingredientes inovadores disponíveis para as indústrias de alimentos são os óleos orgânicos. Provenientes em sua maioria da biodiversidade brasileira, são desenvolvidos por empresas que possuem forte compromisso e responsabilidade socioambiental. Frutos de muita pesquisa e tecnologia, estes óleos podem ser aplicados no preparo de diversos produtos, entre eles pães, bolos, cereais, doces, maioneses e suplementos.

Sempre garantindo mais sabor e saudabilidade para o consumidor final, os óleos orgânicos de empresas como a Concepta Ingredients são desenvolvidos e produzidos em parceria com comunidades e cooperativas locais, sempre dentro de princípios sustentáveis e com respeito, acima de tudo, às variações sazonais e ao pleno envolvimento dos povos locais.

A Concepta é uma empresa que está alinhada aos valores defendidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e garante itens que protegem o meio ambiente, desenvolvidos a partir de árvores e frutos de três biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga e Cerrado). Nesta indústria, o Óleo de Castanha-do-Brasil Orgânico, por exemplo, é produzido a partir dos frutos desta que é uma das maiores árvores da floresta, muitas vezes encontrada em locais de difícil acesso. A produção do óleo ocorre a partir da primeira prensagem a frio da seleção das melhores castanhas, e são importantes fontes de ômegas 6 e 9, fitoesteróis e esqualeno.

Outro exemplo de óleo orgânico brasileiro é o Óleo de Coco Licuri, que é resultante de uma árvore chamada liculizeiro, umas das principais palmeiras nativas do semiárido brasileiro, muito comum principalmente na caatinga. Ela é um fundamental provedor de recursos de subsistência para as comunidades da região, pois resiste às secas, ao florescer e ao frutificar por um longo período do ano. Extraído por prensagem a frio da semente do licuri, este óleo apresenta ômega 9, ácido láurico, ácido mirístico e fitoesteróis, além da presença natural de vitaminas.

Também ganha destaque na Concepta Ingredientes o Óleo de Sacha Inchi Orgânico. Cultivada pelos incas há milhares de anos, a trepadeira sacha inchi é uma Euphorbiaceae nativa da selva amazônica. É uma das principais fontes de poli-insaturados vegetais, ômega 3, além de fitoesteróis e vitaminas naturais.

* Lilia Kawazoe é gerente comercial da Concepta Ingredients, unidade de negócio do Grupo Sabará que se dedica ao desenvolvimento de soluções naturais e tecnológicas, com foco nas indústrias de alimentos saudáveis e orgânicos.

Cadastre-se para receber nossas novidades!

//]]>