Grupo Sabará anuncia parceria com a iniciativa Origens Brasil®

Indústria de alimentos segue no caminho da saudabilidade e da transparência nos processos de produção
9 de setembro de 2018
A escolha de ingredientes para produzir alimentos saudáveis
12 de Fevereiro de 2019

Grupo Sabará anuncia parceria com a iniciativa Origens Brasil®

Iniciativa permitirá mensurar informações a respeito de onde, como e quem se beneficiou com a compra de matérias-primas naturais

São Paulo, outubro de 2018 – Para atestar a transparência e a rastreabilidade de sua cadeia produtiva, o Grupo Sabará, referência no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas para as indústrias de nutrição, saúde, beleza e bioenergia, adere à iniciativa Origens Brasil®.

A parceria tem como objetivo apresentar informações a respeito de onde, como e quem foi beneficiado pela compra de matérias-primas naturais nas regiões amazônicas do Xingu, Calha Norte e Rio Negro por duas unidades de negócios do Grupo Sabará: a Beraca, líder em fornecimento de ingredientes naturais e orgânicos para as indústrias de cosméticos, produtos farmacêuticos e de cuidados pessoais, e a Concepta Ingredients, especializada em soluções naturais e tecnológicas para as indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária.

Atualmente, os territórios reconhecidos pelo Origens Brasil® somam mais de 90 milhões de hectares – 21% da Amazônia. Além disso, a iniciativa conta com 36 áreas protegidas cadastradas, o que corresponde a 28 milhões de hectares, 1.279 produtores cadastrados, 9.378 beneficiários potenciais, garantindo uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 2 milhões em 2017.

“Temos um compromisso com o desenvolvimento social e econômico e com a preservação do meio ambiente. Para isso, trabalhamos para estabelecer parcerias capazes de demonstrar a importância dos nossos esforços em prol da transparência em todas as etapas do processo produtivo”, destaca Ulisses Sabará, presidente do grupo Sabará. O executivo ainda ressalta que a iniciativa está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, que regem todas as ações promovidas pela empresa.

“Em 2016, fui reconhecido pela ONU graças ao trabalho desenvolvido alinhado ao Objetivo número 15 - Vida Terrestre (Life on Land) -, dedicado a proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, graças ao nosso trabalho realizado com comunidades dos biomas brasileiros, promovendo treinamentos e capacitações para o fornecimento de ingredientes nativos, a promoção socioambiental e econômica da região e a valorização da floresta em pé”, pontua Sabará.

Por meio da parceria com o Origens Brasil®, a Beraca e a Concepta Ingredients vão apresentar um detalhamento maior da cadeia produtiva. Inicialmente, a relação está ligada à copaíba comercializada na Calha Norte, que, a partir de uma base de dados abastecida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora®) e pelas comunidades fornecedoras da matérias-prima, é possível identificar qual é a comunidade responsável pelo insumo, a localização e, até mesmo, o número de pessoas beneficiadas e a porcentagem paga pelo produto acima do preço local.

“As empresas que buscam o reconhecimento no mercado devem investir em relações justas com as comunidades fornecedoras de matérias-primas. A transparência e o respeito ao meio ambiente são essenciais e devem estar acima de tudo. Para isso, é de extrema importância contar com o trabalho de instituições respeitadas, capazes de garantir um ambiente de confiança para todas as partes envolvidas na cadeia de produção”, avalia Ulisses Sabará.

Sobre o Grupo Sabará:

Possui mais de 60 anos de história e é genuinamente brasileiro. O Grupo é especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance. Atua nos mercados de tratamento de águas, com a unidade de negócio Sabará Químicos e Ingredientes, e de health and personal care, com a Beraca. A unidade BioE Integrated Solutions é a responsável pelo setor sucroalcooleiro, indústria de bebidas e mercado de energia, enquanto a Concepta Ingredients atende os segmentos de alimentos, nutrição animal e farmacêutica veterinária.

Desde 2013, foi reconhecido por suas ações de sustentabilidade em premiações como o Prêmio FINEP, Prêmio ECO-AMCHAM, III Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade e XII Prêmio LIF de Sustentabilidade. Também ganhou o reconhecimento do Fórum Econômico Mundial para a América Latina como “Empresa Destaque de Crescimento Global” (Global Growth Company Award, World Economic Forum), devido ao seu comprometimento com a inovação e o desenvolvimento sustentável, econômico e social. Outra conquista do Grupo foi a premiação pela Apex Brasil devido à sustentabilidade nas exportações brasileiras.

O Grupo Sabará também recebeu os prêmios do Guia Exame de Sustentabilidade, como a empresa mais sustentável do setor Químico no Brasil, da Revista Época ‘Empresa Verde’, da Revista IstoÉ Dinheiro ‘Empresas do Bem’, além dos prêmios Green Project Award e ODM Brasil.

Sobre o Origens Brasil®

O Origens Brasil® é uma iniciativa construída pelo Imaflora e pelo Instituto Socioambiental, lançado em 2016, que defende caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, a partir da valorização das atividades econômicas dos povos tradicionais - entendidas como de baixo impacto - e de sua cultura e modo de vida. Mapeia e conecta empresas com os povos da floresta, baseada em relações comerciais diferenciadas e de longo prazo, com relações éticas de mercado e reconhecimento dos valores intangíveis e imateriais adicionado ao produto. Saiba mais em www.origensbrasil.org.br

Cadastre-se para receber nossas novidades!

//]]>