O braço direito da boa imunidade: alimentação consciente

Concepta Ingredients traz à indústria de alimentos a linha completa de ingredientes da italiana Cesarin SPA
30 de outubro de 2019

O braço direito da boa imunidade: alimentação consciente, com ingredientes naturais

* Lilia Kawazoe

Nunca se falou tanto sobre alimentação saudável como nos últimos anos, todavia, com o aparecimento do novo coronavírus, o assunto trouxe à tona a preocupação com a imunidade durante esse período de quarentena.

O isolamento social pode ser propício a exageros alimentares, por isso, a inquietação com uma alimentação consciente é mandatória para reforçar o sistema imunológico, o que resulta em um organismo mais resistente e menos suscetível a doenças.

Mas estar atento a uma alimentação saudável não é novidade para o brasileiro. Segundo pesquisa da Euromonitor Internacional, desde 2018, o Brasil ocupa a quinta colocação mundial no ranking de vendas de alimentos e bebidas saudáveis.

Os dados destacam que este setor da indústria deve, mais do que nunca, apostar no desenvolvimento de produtos que atendam à demanda. E, para isso, é necessário que recorram a ingredientes de alto valor nutricional, rico em vitaminas, antioxidantes, minerais e ômegas.

Neste momento de incerteza e da angústia de quarentena a busca pelos produtos indulgentes sobem durante as compras. E combinar conveniência e saudabilidade em produtos indulgentes é possível. Produtos saudáveis devem ser saborosos. Neste sentido incluir nas formulações ingredientes menos processados, pode ser uma ótima estratégia, como o açúcar demerara líquido ou mascavo líquido com certificações orgânicas e que mantém os minerais naturais da cana, como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e ferro.

Outro exemplo que chama a atenção são os ômegas e vitaminas naturais provenientes de óleos vegetais. Os ômegas e as vitaminas são essenciais para dar um booster na imunidade. Momentos de quarentena com noites mal dormidas, falta de exercício físico, pede um reforço alimentar para apoiar a imunidade. Nesta categoria de óleos vegetais há opções diversas, tradicionais às mais exóticas, como óleo de Castanha-do-Brasil, Coco Virgem, Coco Licuri, Sacha Inchi, Babaçu Tostado, Maracujá e óleo de Açaí, o importante é observar que estes produtos além de saudáveis, carregam em cada aplicação um compromisso socioambiental, favorecendo a conservação da floresta e apoiando a comunidade local. Esses óleos são livres de aditivos químicos ou solventes e podem ser utilizados nas mais diversas aplicações das indústrias, desde pães, bolos, doces ou mesmo o uso direto em saladas.

Sem dúvidas, a alimentação saudável é necessária em momento como este que estamos vivenciando. A boa notícia é que já existem fornecedores de ingredientes que podem ser os melhores parceiros frente ao desafio de oferecer ao mercado produtos finais saudáveis e que não deixam a desejar em termos de sabor.

* Lilia Kawazoe é gerente comercial da Concepta Ingredients, unidade de negócio do Grupo Sabará que se dedica ao desenvolvimento de soluções naturais e tecnológicas, com foco em ingredientes saudáveis, naturais e orgânicos para atender o mercado de alimentos, bebidas, nutrição animal e farmacêutica veterinária.

Cadastre-se para receber nossas novidades!

//]]>